Qual o motivo de Moises não ter entrado na Terra Prometida? Onde estás escrito na Bíblia?


A resposta a esta pergunta encontramos no livro dos Números no Antigo Testamento A narrativa Bíblica desse acontecimento se encontra em Números 20, 2-13, repetido do texto paralelo de Êxodo 17,1-17, que não fala do castigo de Moisés e Aarão, deixando um ar de mistério na compreensão da falta de Moisés de Aarão
Olhemos os fatos como são descrito no livro dos Números:
O povo estava murmurando e pedindo água, pois não havia água potável na região do deserto em que eles estavam. Deus, então, diz a Moisés:
 “Números 20,8- Toma a vara e reúne a comunidade tu e teu irmão Aarão. E em seguida e sob os olhos deles, dize a este rochedo, que dê as suas águas. Farás, pois, jorrar água deste rochedo, e darás de beber a comunidade e aos seus animais” (Bíblia de Jerusalém)
No entanto Moisés desobedece à ordem de Deus e O desagrada vejamos o texto de : Números 20,10-11:
Moisés e Arão reuniram a assembleia diante do rochedo, e em seguida ele lhes disse: Ouvi, agora, rebeldes: faremos nós jorrar água, para vós deste rochedo? Moisés LEVANTOU A MÃO E COM A VARA FERIU o rochedo DUAS VEZES, a água jorrou abundantemente; e a comunidade e os seus animais puderam beber.” (Bíblia de Jerusalém)
Interpretando o fato podemos dizer que Moisés teve três atitudes que desagradaram a Deus:
1- Falou de forma irada (v.10) – “Ouvi, agora, rebeldes”
2- Deixou os sentimentos errados tomarem conta do seu coração e usurpou o lugar de Deus (v.10) – “faremos nós jorrar água, para vós deste rochedo?
3- Agiu com violência e de forma contrária a ordem dada por Deus (v.11) – “? Moisés levantou a mão e com a vara feriu o rochedo duas vezes,”
Por estas atitudes inusitadas de Moisés aconteceu a sentença de Deus, vejamos o texto de Numeros 20,12:
“Então Iahweh disse a Moisés e a Aarão: “Visto que não crestes em mim, de modo a me santificares aos olhos dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar esta assembleia na terra que lhe dei.” (Bíblia de Jerusalém).
Este é o fato bíblico acontecido em poucas palavras. Bom estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas