Deus perdoa suicídio?

Sim, Deus perdoa suicídio (assim como qualquer outro pecado) de alguém que já tenha colocado sua fé em Jesus Cristo, mas este é um assunto muito sério, sobre o qual existe muita discussão, e sobre o qual todos nós precisamos refletir muito bem.
Lembre: Suicídio não é a vontade de Deus para ninguém! Deus quer que todos escolham a vida (Deuteronômio  30:19-20).

Suicídio é pecado

Quando Deus deu os 10 mandamentos ao seu povo, em Êxodo 20:3-17, incluiu a frase "Não matarás". Tirar a vida de qualquer pessoa, incluindo a própria vida, de forma intencional, é pecado e é um ato de rebeldia contra o Autor da Vida, Deus.

O que acontece quando um crente se suicida?

Infelizmente, às vezes acontece de um cristão se suicidar. Quem já experimentou isso em sua família ou grupo de amigos sabe que é uma situação extremamente dolorosa.
Apenas Deus, que é omnisciente, sabe com certeza absoluta quem é verdadeiramente salvo ou não, por isso não cabe ao homem julgar o futuro eterno de alguém. Nós não temos como saber a profundidade do sofrimento e desespero de alguém que faz algo assim.
No entanto, a Bíblia diz que se alguém é verdadeiramente crente, o amor de Deus por ele ou ela está garantido em qualquer circunstância. O Apóstolo Paulo disse que nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:38-39). Podemos então concluir que para alguém que realmente era salvo, mas que em um momento de desespero tomou sua própria vida, nem mesmo esse seu último pecado vai separá-lo do amor de Deus.
Veja também: Deus ama o pecador?

Suicídio nunca é a solução

Precisamos sempre lembrar que Deus não tolera pecado, o suicídio é pecado e ninguém deve arriscar sua eternidade tomando uma decisão dessas. Além disso, Deus quer que todos escolham a vida e não a morte (Deuteronômio  30:19-20).
Mais importante do que qualquer debate teológico sobre o suicídio, é lembrar que Deus nos ama, apesar de todo o desespero que possamos sentir.
Está se sentindo triste? Veja o que Deus diz sobre tristeza.

O que acontece quando um descrente se suicida?

Como qualquer outra pessoa que morre em seus pecados, sem ter recebido o perdão de Jesus, quando um descrente se suicida ele vai passar uma eternidade separado do amor de Deus, e em profundo sofrimento.
É, por isso, responsabilidade de todo cristão procurar levar a esperança de Jesus a todos aqueles que estão sofrendo, antes que seja tarde de mais.

Suicídio na Bíblia

A Bíblia menciona algumas pessoas que cometeram suicídio, ou suicídio assistido:

Comentários

Postagens mais visitadas